Como nasce uma joia

Temos hoje diversos processos para confeccionar uma joia! Desde a criação artesanal por um ourives até processos altamente tecnológicos como usinagem, prototipagem e eletro formação.

Vamos falar de alguns destes processos que são mais comuns. Lembrando que muitas joias podem ser confeccionadas utilizando vários processos combinados.

Criação

Antes da definição de como vamos confeccionar a joia, temos que elaborar um projeto!
Para isto as joalherias contam geralmente com um designer que estuda desde as tendências de moda até os processos produtivos que vão ser usados na produção. Estes profissionais ajudam a criar novas tecnologias, pensam na durabilidade, segurança e conforto da joia.

O Brasil é um berço de grandes e renomados designers e de joalherias muito conceituadas e premiados em vários países.

Joias confeccionadas a mão (Handmade)

O processo mais antigo e o mais bonito de se apreciar. Apesar das possibilidades tecnológicas, o grande artesão ou ourives sempre nos surpreende com inovações em suas técnicas e sua arte.

O processo consiste na confecção de chapas, fios, com utilização de ferramentas manuais, maçarico e politriz.

Joias confeccionadas por fundição

Apesar de ser um processo antigo, hoje ele utiliza muita tecnologia. Desde máquinas injetoras de cera e ouro até máquinas de prototipagem para gerar matrizes que beiram a perfeição.

O processo começa com uma matriz projetada em programas de computador, depois a joia é “prototipada” em uma impressora 3D. Algumas joalherias e indústrias fazem um desenho e um ourives confecciona a matriz a mão.

Com a matriz é feito um molde em silicone para que se possam reproduzir diversas joias iguais, com possibilidades de trocas de gemas e cores de ouro.

A cera, que é no formato da futura joia, é revestida por um  refratário para formar um molde e depois ser extraída por aquecimento. Na sequência derrama-se metal líquido no molde..
Após a fundição da joia, ela é submetida a vários processos de acabamento, polimento e cravação, muitos feitos a mão, outros feitos por máquinas.

Fabricação de correntes

As correntes que vemos hoje na joalheria são em sua maioria feitas por máquinas onde um fio de ouro ou prata é colocado em uma extremidade e a corrente sai pronta em outra. Existem muitos modelos com nomes já conhecidos pelos consumidores com Cartier, Veneziana, Singapura, etc...

Porém temos também correntes feitas a mão, ocas e até feitas por fundição.

Joias Estampadas.

As joias estampadas são talvez as mais populares. Tem como diferencial a grande capacidade de produção com acabamento e qualidade excelente.
Este processo é muito utilizado para confecção de brincos, anéis, pingentes, etc...
Basicamente é feita uma ferramenta, cunho e corte, onde por um lado colocamos uma chapa e fios e do outro lado tiramos as joias praticamente prontas.
Hoje com o alto custo do ouro é uma joia que consegue ter um visual muito bonito com um preço mais acessível.

Alianças de Casamento

A joia mais usada! Muitos ainda não têm, mas provavelmente terão algum dia! O grande símbolo do casamento, da união... Já tivemos até a aliança da separação! ( vai entender!)
Feitas por muitos processos, porém o mais usual é o processo de produção por torneamento.
Neste processo se funde o ouro em pequenos copos que formam uma aliança bruta.
Em seguida esta aliança é laminada e usinada com torno chegando ao seu formato final.
Outros processos como cravação de gemas e polimento geralmente são utilizados.

Eletro formação

Neste processo é feito um modelo, por ourives ou por prototipagem, deste criamos um molde para injeção de cera. Esta cera é banhada por uma superfície metálica condutora de energia elétrica. O ouro é banhado sobre esta superfície condutora formando uma camada não muito fina como uma semi joia folhada. Pequenos ourificios são feitos para que a cera e possa ser retirada de dentro da joia.

É um processo onde conseguimos joias com um grande volume e pouco peso, porém com muitas restrições na confecção quanto a formatos.

Corte a laser e usinagem.

O processo consiste em usar uma lâmina de metal e cortar ela em uma máquina de corte, que pode ser a laser ou por usinagem. A máquina a laser oferece a possibilidade de detalhes menores e a usinagem oferece algumas texturas e possibilidades de trabalhar nas 3 dimensões.

Muitas joias usam em sua composição alguns detalhes cortados em máquinas a laser.

Prototipagem em 3D

Sim... Existem máquinas que podem prototipar uma joia em ouro. Mas não vamos encontrar ainda joias nas lojas feitas por este processo. Acreditamos que veremos em breve!
Mas temos ótimas máquinas prototipadoras, que oferecem um serviço muito preciso.
Sempre que falarmos em prototipagem, falaremos em um processo que anda junto com a fundição.

Para algumas joias só é possível a confecção por fundição direta onde o protótipo 3D é usado no próprio processo como se fosse a cera injetada na borracha e indireto quando o protótipo é usado para ser a matriz.